26 de dezembro de 2013

1940's - Styling & a Segunda Guerra Mundial


STYLING

      O styling tinha como objetivo tornar um produto atraente aos olhos do consumidor a fim de vendê-lo. O que era oposto ao funcionalismo. O styling surgiu nos EUA após a quebra na bolsa de Valores de 1929, com o intuito de aumentar as vendas, ele correspondia a uma modalidade de design industrial que procura fazer o modelo superficialmente atraente, para disfarçar eventuais falhas na qualidade. Segundo Heskett, o styling está associado a expansão da profissionalização do design nos EUA e responsável pela consolidação da figura do designer como consultor de empresas, firmando parcerias importantes com a indústria norte-americana.



SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


      Em meados do século 20 deu-se o inicio da Segunda grande guerra, exatamente no ano de 1939. Tendo como marco inicial a invasão alemã a Polônia. O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos. Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.

A Mulher na Guerra



      Na Segunda Guerra a mulher vai desempenhar todos os tipos de funções no front e no esforço de guerra de todas as nações. 
      Nos Estados Unidos, para cumprir as metas de produção de guerra, é necessário que a mulher assuma postos de trabalho anteriormente destinados a homens, e ela faz com a galhardia de quem vai para o front. Empresas como a Ford, passam a contar em seus quadros, em algumas fábricas apenas com mulheres. Campanhas são realizadas, pois muitos críticos acham que as mulheres, desempenhando funções de homens, estarão passando por um processo de “masculinizarão”, a própria Ford implanta em suas fábricas setores de maquiagem e cabelereiros para suas funcionárias entrarem no serviço, belas. No front as mulheres são incorporadas a tropa, agora não apenas como meras enfermeiras, mas como oficias de saúde, tropas especialistas são formas, principalmente para prover a retaguarda com o apoio logístico necessário, vários quadros e graduações de militares mulheres são consumados durante a guerra. 
      Na Inglaterra, durante a eminente invasão alemã a ilha, as mulheres são treinadas para serem usadas como tropa de infantaria em defesa de sua terra; batalhões de voluntárias são formados para lutarem com os alemães, felizmente a invasão nunca aconteceu. As mulheres também desempenharam funções importantes em Londres, principalmente incorporadas a grupo de combates a incêndio e no socorro as vítimas dos bombardeios. 
      Na Alemanha, durante a primeira fase da guerra a mulher não foi envolvida, mas o doutrinamento nazista colocava a mulher como sendo a base para a continuação da raça ariana, segundo os planos de Himmler, mulheres arianas deveriam ser selecionadas para casarem com oficiais da SS, e essa seleção, rigorosa, deu origem a Programa Lebensborn. Na segunda fase da guerra, a mulher alemã foi obrigada a desempenhar funções na manutenção diária do país, tais como condutor de bonde e outras funções caracteristicamente masculinas. Na terceira fase da guerra, quando Berlim está sob ameaça, ela é usada, juntamente com crianças, como último elemento defensivo e, posteriormente, sofre de forma terrível com a ocupação soviética e os estupros sistemáticos que são aceitos como “normais” pelo Exército Vermelho. No final da guerra as mulheres são pagas para retirar os escombros de uma Berlim destruída, e são chamadas e “mulheres escombros”, chega o fim a trajetória da mulher alemã na guerra.

MODA

      Os anos 40 foram marcados para as pessoas como época de escassez e regime espartano de tecidos as roupas eram confeccionadas com mínimo de tecido que o decoro permitia, os ombros eram marcados com ombreiras para passar uma mensagem de mulher forte, as cores eram o preto e o cinza, parecia que a guerra estava dentro dos guarda-roupas de todas, os sapatos eram chamados em tradução livre de "sapatos adequados", eram compactos, feios mesmo, mas toda e qualquer ostentação estava fora de cogitação. Os governos precisavam dos tecidos para o exército, fardas, pára-quedas, bandagens, o couro era imprescindível, botas militares deveriam ser fortes para bombas e para o frio.
   As mulheres passaram a trabalhar nas indústrias, escritórios, hospitais, escolas, para o governo e exército, inclusive na própria guerra. Todas as pessoas foram imersas nos esforços e sacrifícios de guerra, as mulheres reformavam suas roupas, colocavam solados novos em sapatos velhos, usavam calças compridas, chegavam a fazer a risca da meia de nylon com caneta na parte posterior das pernas para simular que as vestiam, a maquiagem e os penteados foram quase abolidos, lenços e pequenos chapéus eram usados com cortes de cabelo práticos.
    Dentre esses esforços de mostrar um Continente Americano unido ganha notoriedade uma brasileira nascida em Portugal, com olhos verdes-claríssimos e apenas 1,52m de altura. Carmem Miranda já havia feito algum sucesso nos Estados Unidos nos anos 30, mas numa sociedade marcada pela austeridade aquela imagem exótica e alegre chamou enorme atenção com o tica-tica-bum. 
   Ela é um dos grandes expoentes da moda do século XX, inventou os sapatos plataforma, chegando a 20 cm, ela adorava costurar e bordar suas próprias peças, usava os famosos chapéus de frutas e seus penduricalhos. Toda essa produção, o requebrar e o sorriso largo dava a ela uma aura no palco que chegava a hipnotizar quem olhasse demais, ela sabia controlar totalmente o ambiente do palco e de cena. Não se importava com a moda, se vestia conforme o seu corpo "pedia" e ainda dizia "Não me importo que me copiem". E foi copiada, não demorou para as americanas começassem a usar turbante em alusão aos chapéus impossíveis de se usar no dia-a-dia. E nós usamos as plataformas até hoje.

ARQUITETURA


     A década de 40, no plano arquitetônico configura-se como uma apresentação e afirmação da arquitetura moderna brasileira no âmbito internacional. A aproximação entre Brasil e EUA devida a “política de boa vizinhança” implantada entre os governos dos dois países permitindo a troca de informações artísticas e culturais somada à divulgação dos trabalhos dos arquitetos brasileiros (principalmente Oscar Niemeyer) resultaram em uma grande exposição das obras brasileiras internacionalmente, o que fez que no início da década de 50 as atenções mundiais se voltassem para o Brasil, principalmente em direção à sua arquitetura.
    Tudo isso também carregou consigo a consagração internacional da linha arquitetônica que vinha se definindo como a corrente mais significativa no cenário brasileiro (ou talvez a única até o momento), a Escola Carioca. A arquitetura de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Burle Marx, entre outros se tornava constante nos periódicos e livros especializados em arte e arquitetura, caracterizando o Brasil no ponto de vista internacional como uma arquitetura moderna que oferecia uma enorme contribuição ao movimento contemporâneo, resultado do êxito de sua adaptação aos condicionantes, à cultura local e à sua plasticidade formal.

CINEMA


      A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidosproduzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart. No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações, como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos. 
      No ano de 1947, o Comitê de Segurança dos Estados Unidos fez a primeira lista negra de Hollywood acusando 10 diretores e escritores de promover propaganda comunista. Os filmes "Mission to Moscow" e "Song of Russia" foram considerados propaganda pró-soviética. 
Na Itália nascia o Neo-realismo como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte crítica social.

PRODUÇÃO GRÁFICA

      O período de guerras mundiais foi prolífico na produção de cartazes políticos e propagandísticos. Isso apresentou oportunidades, e também desafios, para o campo do design. Em um clima de conflitos entre ideologias e culto à personalidades de lideres fortes, a propaganda política se configurou como uma das áreas mais importantes para a atuação do designer. 
      Não somente nos Estados Unidos mas também em diversos outros países, durante a Segunda Guerra Mundial, o trabalho de design era usado para informar que era “melhor pra saúde” tomar cuidado com o que era falado por aí e que algum vacilo poderia custar vidas. O resultado desse trabalho eram cartazes bem interessantes com belas composições e ilustrações muito bem feitas: O pôster
"KEEP CALM AND CARRY ON" que hoje em dia é muito conhecido por nós hoje em dia, foi pela primeira vez encomendado pelo Governo Britânico em 1939, e calcula-se que cerca de 2,5 milhões de exemplares foram impressos. Este pôster era especialmente destinado á localidades que haviam sofrido ataques aéreos graves, e tinham como objetivos transmitir uma mensagem de tranqüilidade a população. 
      A característica principal deste pôster é com certeza sua simplicidade que contrastava com os pôsteres de guerra da época, muito famosos pela arte e produção publicitária.

2 comentários:

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